CICATRIZES
Eu até que gosto das marcas que o tempo deixou em meu rosto; Para mim são sinais de que tenho vivido minha vida com gosto. Uns poucos fios de cabelos brancos dão o charme que faltava, E mostram que eu sempre estive onde achei que precisava.
Não ter jamais fugido à responsabilidade sobre meus erros, Mesmo que isso tenha provocado meu próprio desterro, E se isso me trouxe uma depressão e muito sofrimento, Procurei agüentar o tranco e esperar por um novo alento.
Sempre procurei fazer todas as coisas da minha maneira, Talvez seja este o grande mérito desta longa carreira, Assumir tudo o que fiz na vida, de certo ou de errado, Traí, fiz besteiras, assumo o erro e a culpa, não o pecado.
Sei que hoje eu pago pelas conseqüências de meus atos, Quero resgatar todo meu passado de erros, todos os fatos. Hoje quero viver a vida pensando nos outros antes de mim, Sei que é muito difícil, mas creiam que pretendo viver assim.
Amei muito em minha vida e acho que também fui amado, Não por todas que amei, infelizmente, mas isso é passado. Daqui por diante quero amar a todos sem fincar novas raízes. E morto, ao verem meu coração, que não encontrem cicatrizes.
Ivan Jubert Guimarães 30.12.2006
DEUS, UM AMIGO
Quando perdido na solidão que me arrasa, Eu ouço Tua voz chamando pelo meu nome E ante do lindo som meu coração se acende em brasa E percebo que a solidão é maior para quem some.
Reconheço-Te em cada movimento da Natureza, Acredito que a força do amor maior pode tudo; Vou seguir meu caminho me afastando da tristeza Que trazia no peito, e que agora canta, já não é mudo.
Pelo canto dos pássaros e pelos risos das crianças, Eu percebo que a vida sempre vai continuar. Eu já estive aqui antes e hoje tenho a esperança De cumprir com minha missão para em Teus braços voltar.
Não é assim tão difícil viver, pois não há mistérios na vida; É no amanhecer de um novo dia que a fé renasce, E eu a cultivo, mas se quando a noite chega eu a vejo perdida, Olhando o brilho das estrelas eu a encontro antes que a noite passe.
Ninguém precisa de ninguém se tiver Deus consigo; Só é preciso que eu deseje ter a Sua companhia, Ele pode estar no vento, na flor, no abraço de um amigo; Se carregá-Lo no coração, minha vida jamais será vazia.
Ivan Jubert Guimarães 10/01/2010
ANTES DO AMANHECER
É chegada a hora da mudança! Não dá mais para continuar assim; Já cresci, deixei de ser criança! E eu já estou bem mais perto do fim.
Não, não estou pensando na morte; Embora reconheça que ela se avizinha; Estou buscando tornar-me mais forte, Para que ela passe por mim e siga sozinha.
Mas reconheço que preciso mudar meu jeito, Tentar melhorar ainda mais minha conduta, E colocar mais coragem dentro do peito, Senão de nada vai adiantar tanta luta.
Ainda lembro de atos de meu passado, Que pratiquei em um tempo já distante; Carrego o remorso comigo bem guardado, Isto é sinal de que não mudei o bastante.
Eu preciso fortalecer a minha crença, De que se eu quero, tudo eu posso; E para me livrar desta minha doença, Não preciso mais do que um Pai Nosso.
Mas não de uma simples oração decorada; Deus, ao ouvi-la, saberá se a estou sentindo, E me concederá a graça tão desejada, Se souber que não estou simplesmente fingindo.
Se, no entanto, tiver chegado minha hora, Urge ainda mais que minha retomada, Comece o quanto antes, de preferência agora. E que vare toda a noite, toda a madrugada.
O altar será montado exatamente na hora certa, Para que não seja de modo algum violado. Minha mente treinada deverá estar bem aberta, Para comandar um exército de células bem armado.
Células sadias que vão expulsar as malignas; E tenho que começar o ataque ainda nesta noite, Iluminando a batalha com a centelha divina, Que usarei como espada e como um açoite.
E assim a vitória poderá ser alcançada, Se Deus achar que assim eu mereça, Que esta noite seja por Ele abençoada, E que eu me cure antes que o dia amanheça.
Ivan Jubert Guimarães 02/09/2006
Ivan Jubert Guimarães
http://pensamentoliberal.blog.uol.com.br
www.pensamentoliberal.com.br
|